Tudo o que envolve o Maracanã desperta curiosidade, por isso veja algumas informações interessantes do Estádio Mário Filho. O estádio é o segundo ponto turístico que mais recebe visitantes no Rio de Janeiro, perdendo apenas para o Cristo Redentor. Durante as obras, o número de visitas não caiu. As informações abaixo são referentes ao início das obras. Diversos números, dimensões e capacidade estarão alterados ao final de 2012, quando está previsto o término da reforma para a Copa do Mundo 2014.
O projeto arquitetônico vencedor foi o apresentado por Miguel Feldman, Waldir Ramos, Raphael Galvão, Oscar Valdetaro, Orlando Azevedo, Pedro Paulo Bernardes Bastos e Antônio Dias Carneiro.
Algumas publicações dizem que a Pedra Fundamental foi lançada no dia do início das obras – 2 de agosto de 1948 -. No livro sobre a história do Maracanã, afirma-se que a data foi 20 de janeiro, Dia de São Sebastião, Padroeiro do Rio de Janeiro.
O campo tem medidas oficiais – 110m x 75m numa área de 186.638m².
Modificações significativas e recentes: o rebaixamento do campo em 1,60m, e a criação da platéia inferior, no 2º andar, extinguindo a antiga “geral”.
O Maracanã mede 32 metros de altura, o que corresponde a um prédio de seis andares. A distância entre o espectador mais distante o centro do campo é de 126 metros.
O estádio em seu formato oval, mede 317 metros em seu eixo maior e 279 metros no menor.
Foram gastas 7 milhões e 730 mil horas de trabalho ininterruptas para a construção.
As fotos do estádio na época da inauguração mostravam que eras necessários acabamentos, mas seria possível realizar a Copa do Mundo.
A Calçada da Fama foi inaugurada em 16 de junho de 2000, quando o Maracanã completou 50 anos.
O Jornal dos Sports foi um dos veículos que mais apoiou a criação do Maracanã.